Grupo de Pesquisa PArtiMus: arte em foco

Português | English

A página do grupo de pesquisa PArtiMus está no ar. Formado por artistas de diversas áreas e competências, o grupo de pesquisa se propõe a desenvolver um trabalho no campo da pesquisa artística. Suas produções se desenvolveram desde o ano de 2017, a partir de outros grupos, e convergiram para uma proposta mais definida em 2022, com o registro do grupo no diretório do CNPq. Partimus é uma palavra latina em terceira pessoa do plural que significa compartilhamento e distribuição e refere-se à proposta do grupo, de compartilhamento de conhecimento e processos artísticos.

A principal metodologia aplicada é a autoetnografia, principalmente em sua modalidade Colaborativa. Isso significa um compromisso com a transparência e a troca entre seus membros, assim como com o contexto cultural e político do país e do mundo.

As pesquisas desenvolvidas refletem esse caráter colaborativo, envolvendo interesses diversos. Por exemplo, a quebra dos limites entre composição e performance, assim como suas interações e seus impactos na criação e na experimentação musical. As questões da superfície musical, como a textura, a instrumentação, o timbre, a espacialização, todas consequências do desenvolvimento da Análise Particional, que em 2023 completa 20 anos de produções artísticas e acadêmicas. A estruturação musical apoiada por sistemas computacionais, e alimentada pelos mesmos, em análise e geração de materiais musicais. A sonificação e a reflexão artísticas como meio de colocar em evidência questões ligadas à sobrevivência da humanidade, tanto subjetiva quanto objetiva, consequências de um sistema econômico em fase de esgotamento.

O detalhamento e atualização das atividades do grupo encontram-se no link abaixo. Convido a todos para uma visita à página para conhecer o nosso trabalho.

PArtiMus – Pesquisa Artística em Música – Criação e Experimentação.

Leave a Reply