Operadores Particionais (Partops v. 1.35 Beta)

Português | English

Operadores Particionais (Partops)

Operadores Particionais (Partops v. 1.35 Beta) é uma ferramenta para tarefas composicionais ou analíticas da Análise Particional. É um programa voltado para compositores, pesquisadores em música, principalmente textura e análise, e para interessados em entender melhor a Análise Particional e suas teorias derivadas. A versão 1.35 Beta está em fase de testes e é oferecida como programa de código aberto.

Instruções Básicas

A interface do programa Partops é constituída por uma tabela com pontos de tempo (primeira coluna), e partições (colunas restantes, uma parte por coluna). Os painéis à esquerda podem ser entendidos como uma calculadora que aplica os operadores particionais a partições, para seleção e inserção na tabela.

Elementos da Interface

1. Tabela

Por default, a tabela é renderizada com 16 linhas e 11 colunas, mas o programa pode carregar tabelas com outras dimensões. O tamanho pode também ser alterado durante o trabalho.

  • Para editar os valores das células:
    1. Clique ou dê um clique duplo em qualquer valor numérico e digite.
    2. Alternativamente, é possível inserir a partição diretamente, usando os painéis Seleção (item 2) e Controle (item 5).
    3. Os pontos de tempo podem receber valores decimais.
    4. As partes recebem apenas valores inteiros (valores decimais serão ignorados).
  • Para adicionar uma nova linha à tabela:
    1. Selecione uma linha, clicando em um valor ou em uma célula.
    2. Clique no botão Dupl, no painel Controle (item 5). A linha selecionada será duplicada, e seus valores ficam disponíveis para edição.
    3. A linha selecionada será indicada no campo sel. row, no painel Controle (item 5).
  • Para deletar uma linha
    1. Selecione uma linha, clicando em um valor ou em uma célula.
    2. Clique no botão Del, no painel Controle (item 5). A linha será apagada e as linhas subsequentes serão reposicionadas.
    3. A linha selecionada será indicada no campo sel. row, no painel Controle (item 5).
  • Para resetar a tabela
    1. No menu principal, cliquei em Table > Reset. A tabela voltará para o estado default.
  • Para salvar a tabela
    1. No menu principal, clique em Table > Save ou use o atalho Ctrl+S
  • Para carregar uma tabela salvada anteriormente ou produzida pelo programa Parsemat
    1. No menu principal, clique em Table > Open ou use o atalho Ctrl+O.

2. Seleção (Selection)

O painel Selection mostra o resultado da aplicação dos operadores particionais – redimensionamento (m), revariância (v), transferência (t) à partição atual. Essa janela não é editável e serve apenas para monitorar resultados e inseri-los na tabela através do botão Ins, situado no painel Controle. Ao abrir o programa, ela é inicializada com a partição [1].

Quando o resultado da aplicação do operador gera mais de uma partição, é apresentada uma lista de partições. A selecionada será sempre a primeira da lista; para acessar as seguintes, use o botão Rot, situado no painel Controle.

3. Índices (Indices)

Nesse painel, são apresentados os índices de aglomeração (a), dispersão (d), e o número total de relações internas (T), referentes à partição exibida na janela de seleção.

  • O índice de aglomeração (a) reflete o grau de dependência ou convergência interna entre componentes da partição. Musicalmente, isso pode significar situações verticais mais massivas, ou linhas melódicas mais dependentes, ou instrumentações mais homogêneas etc. dependendo do tipo de aplicação.
  • O índice de dispersão (d) indica o grau de diversidade ou distinção entre os componentes internos da partição. Musicalmente, isso pode significar polifonias explícitas ou implícitas (melódicas), instrumentações mais coloridas etc., dependendo do tipo de aplicação.
  • O índice total de relações (T) é a soma dos índices (a, d). Corresponde ao número de relações totais envolvidas na partição, dadas por combinações 2 a 2 de seus componentes.

4. Operadores (Operators)

São disponibilizadas seis operações básicas, advindas da Análise Particional: três operadores, em formas positiva e negativa.

  • Redimensionamento (m): mudança quantitativa unitária de uma das partes. Positivo, quanto a parte se espessa (+m). Negativa, quando a parte se afila (-m).
  • Revariância (v): adição (+v) ou subtração (-v) de uma parte unitária à partição.
  • Transferência (t): quando um componente unitário é transferido de uma parte para outra, unitária ou não. Essa operação é composta, pois compreende duas operações simples (m e/ou v) com sinais contrários (+m -v ou -m +v; em alguns casos, +m -m). A transferência é positiva (+t) quando provoca progressão (movimento em direção a partições mais dispersas) e negativa (-t) quando provoca recessão (movimento em direção a partições mais aglomeradas).

Em alguns casos, a operação não é aplicável (não existem resultados a partir da partição que está na janela de seleção). Isso faz parte da própria estrutura subjacente aos operadores. Quando isso acontece, ao clicar no botão, a janela de seleção se manterá no mesmo estado.

5. Controle (Control)

Os botões desse painel ajudam a modificar ou selecionar os dados produzidos na janela de seleção e na tabela.

  • CE – reseta a janela de seleção, retornando para a partição default [1].
  • Rot – em casos onde a aplicação dos operadores resulta em duas ou mais partições, o botão Rot permite a seleção de cada uma, através da rotação vertical da lista de partições.
  • Del – deleta uma linha da tabela. É preciso que a linha esteja selecionada, clicando em um valor ou célula. A seleção da linha fica indicada no campo sel. row.
  • Dupl – duplica uma linha da tabela. É preciso selecionar uma linha, clicando em um valor ou célula da tabela.
  • ▲ (up) e ▼ (down) – navegação pelas linhas da tabela. A navegação pode ser feita também clicando-se em valores ou células. Após a inserção de partições em linhas da tabela, a seleção passa para a linha seguinte (ver adiante).
  • Ins – insere a partição da janela de seleção em uma linha da tabela. É preciso selecionar uma linha, clicando em um valor ou célula da tabela. Após a inserção, o índice de seleção passa para a linha seguinte. A seleção também pode ser feita pelos botões up e down.

6. Gráficos (Graphics)

Uma vez elaborada a tabela de partições, o programa permite a visualização na forma de Indexograma, Particiograma e Particiograma Temporal.

  • Index – produz o indexograma referente à tabela. A janela que se abre pode ser redimensionada e traz os comando de figura do Matlab para edição e visualização (ver referência 🔗). O indexograma apresenta os índices de aglomeração e dispersão em arranjo espelhado a partir de seu eixo mediano, tendo como eixo horizontal os pontos de tempo, formando assim curvas texturais que podem ser usadas para analisar a forma ou a dinâmica textural de uma peça ou trecho musical.
  • Partic – produz o particiograma referente à tabela. A janela que se abre pode ser redimensionada e traz os comando de figura do Matlab para edição e visualização (ver referência 🔗). O particiograma apresenta todas as partições usadas na tabela com suas posições definidas de acordo com seus graus de homogeneidade ou diversidade interna, assim como o conjunto de todas as partições disponíveis para aquele meio específico (grupo instrumental, número de fontes, linhas ou timbres, por exemplo). Isso permite que seja feita uma avaliação do uso que maior ou menor dos recursos globais em peças ou trechos musicais específicos, assim como avaliar a poética do compositor e entender as trajetórias delineadas pelo discurso no tempo.
  • Ptemp – produz o particiograma temporal, que reúne os dados de Index e Partic em um gráfico integrado em 3D, incluindo também a dimensão temporal. A figura pode ser rotacionada para uma compreensão global da relação entre índices, tempo e posições do particiograma. Na figura, as opções de rotação visão X-Y, X-Z e Y-Z fornecem os próprios indexograma, particiograma e as curvas de aglomeração e dispersão (clique no ícone de rotação na barra de ferramentas e selecione as visualizações com o botão direito; com esse mesmo recurso é possível girar a imagem para entender melhor sua morfologia).

Nos três gráficos, uma vez aberta a janela, é possível continuar editando a tabela. Ao clicar novamente no botão correspondente, o gráfico atualiza-se imediatamente, sem precisar fechar a figura. No menu da janela de figura, há diversas opções para visualização, anotação, edição e exportação dos gráficos.

7. Referências

Para informações sobre os conceitos básicos da Análise Particional, recomendamos a seguinte bibliografia:

  • Análise Particional – publicações 🔗

8. Download e Instalação

Partops v. 1.35 Beta roda em sistemas Windows 64 bits.
Para instalar Partops v. 1.35 Beta junto com o MRC (Matlab Runtime Compiler), use o arquivo abaixo.

  • Partops v. 1.35 Beta Windows 64 bits Installer MRC 🔗

Caso você já tenha o MRC 9.4 (2018a), você pode instalar Partops separadamente.

  • Partops v. 1.35 Beta Windows 64 bits executable 🔗

9. Novidades da versão 1.35

  1. Tabelas de partições agora podem ser salvas e carregadas. Isso permite o primeiro diálogo com futuras versões do Parsemat, que virão com a mesma funcionalidade.
  2. A tabela passou a ter estrutura com células e linhas editáveis.
  3. Foram adicionados pontos de tempo (onsets) à tabela. Os pontos de tempo são editáveis.
  4. A Tabela apresenta flexibilidade com relação a seleção, acréscimo e remoção de linhas.
  5. Foi adicionado também um campo que retorna a linha selecionada, acima da tabela.
  6. A produção do particiograma foi revista, e tem mais estabilidade.
  7. Foi adicionada a opção de particiograma temporal (ptemp), que resume os dados dos gráficos restantes.
  8. Nos controles, foram adicionados botões para deletar (Del) e duplicar (Dupl) linhas.
  9. As partições podem ser adicionadas à Tabela automaticamente, pelo botão Ins.
  10. O botão de rotação de listas de partições foi revisto e tem mais estabilidade.
  11. A tabela e a seleção podem ser resetadas a qualquer momento.
  12. O indexograma congelava quando uma das partições passava de 8 partes. Resolvido.
  13. As figuras exibem agora o menu de figura padrão do Matlab completo.
  14. A tabela é redimensionada automaticamente quando as partições excedem o número de colunas.
  15. O título foi retirado da interface e inserido na barra de título.

10. Sobre

PARTOPS – Partitional Operators version 1.35 Beta. Copyright © 2020 by Pauxy Gentil Nunes Filho.
Desenvolvido por Pauxy Gentil Nunes Filho e Daniel Moreira de Sousa, pauxy.contact@gmail.com | danielspro@hotmail.com
As funções ‘onset’, ‘dur’ e ‘channel’ são parte do MIDI Toolbox Software Package, de Tuomas Eerola & Petri Toiviainen, Departamento de Música, ptee@cc.jyu.fi, ptoiviai@cc.jyu.fi, Copyright © 2004, University of Jyvaskyla, Finland.

This program is free software; you can redistribute it and/or modify it under the terms of version 2 of GNU General Public License as published by the FreeSoftware Foundation.
This program is distributed in the hope that it will be useful, but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. This is free software, and you are welcome to redistribute it under certain conditions. See the GNU General Public License for more details. You should have received a copy of the GNU General Public License along with this program; if not, write to the Free Software Foundation, Inc.,59 Temple Place – Suite 330,Boston, MA 02111-1307, USA.28.
GNU GENERAL PUBLIC LICENSE 🔗