Partitional Analysis Publications

Dissertations and Thesis

  1. Moreira, Daniel. Textural Design: A Compositional Theory for the Organization of Musical Texture. Thesis (Ph.D. in Music). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.
  2. Ramos, Bernardo. Análise de textura violonística: teoria e aplicação. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.
  3. Fortes, Rafael. Modelagem e particionamento de Unidades Musicais Sistêmicas. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
  4. Moreira, Daniel. Perspectivas para a análise textural a partir da mediação entre a Teoria dos Contornos e a Análise Particional. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
  5. Codeço, André. Gesto textural e planejamento composicional. Dissertação (Mestrado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. 🔗
  6. Gentil-Nunes, Pauxy (2009a). Análise particional: uma mediação entre composição musical e a teoria das partições. Tese (Doutorado em Música). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Volume 1.

Book Chapters

  1. Feitosa, Marco. Partitional Harmony: The Partitioning of Pitch Spaces. MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics. 2020. IV. 01-27.
  2. Gentil-Nunes, Pauxy. Partitiogram, Mnet, Vnet and Tnet: Embedded Abstractions Inside Compositional Games. In: The Musical-Mathematical Mind: Patterns and Transformations. Berlin: Springer, 2017.
  3. Gentil-Nunes, Pauxy. Teorias analíticas sobre a textura musical no Brasil. In: Nogueira, Ilza e Sauerbronn, Guilherme (Eds.). Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática. Série Congressos da TeMA, vol. II, p. 139-152. Salvador: UFBA, 2017.
  4. Gentil-Nunes, Pauxy. Projeto Jongo em Concerto: inventário de uma experiência de sincretismo cultural. In: Volpe, Maria Alice (ed.). Patrimônio musical na atualidade: tradição, memória, discurso e poder – série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, vol. 3. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.
  5. Gentil-Nunes, Pauxy. Partitional Analysis and Rhythmic Partitioning: mediations between rhythm and texture. In: Muzikos komponavimo principai XIII: ritmo fenomenas. Vilnius: Lithuanian Composer’s Union, 2013.
  6. Gentil-Nunes, Pauxy. Contribuições da virada lingüístico-pragmática de Wittgenstein para o entendimento das relações musicais. In: Volpe, Maria Alice (ed.). Teoria, crítica e música na atualidade – série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012.
  7. Gentil-Nunes, Pauxy (2006b). Parsemas e o método de Fux. Revista Pesquisa e Música. Rio de Janeiro: Conservatório Brasileiro de Música, v. 1, p. 38-47. 🔗

Journal Articles

  1. Gentil-Nunes, Pauxy (2020). Reading Textural Functions, Instrumental Techniques, and Space through Partition Complexes. MusMat Journal, v. 4, n. 2. 🔗
  2. Ramos, Bernardo; Gentil-Nunes, Pauxy. (2020). Parsimonious Relations Between Guitar Textural Proposals. Vórtex Music Journal, v. 8, n. 3. Available in: http://vortex.unespar.edu.br/ramos_gentilenunes_v8_n3.pdf, accessed on 26/12/2020. 🔗
  3. Ferreira, Esdras Sarmento; Santos, Raphael Sousa; Lima, Flávio Fernandes de; Carvalho, Hugo Tremonte de; Pitombeira, Liduino. Sistema Composicional Intermarkoviano. Revista Vórtex, v. 8, n. 22, 2020. 🔗
  4. Moreira, Daniel. Composing with Textures: A Proposal of the Formalization of Textural Spaces. MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, v. 3, n. 1. 🔗
  5. Gentil-Nunes, Pauxy. Nesting and Intersections between Partitional Complexes. MusMat: Brazilian Journal of Music and Mathematics, Vol. 2, no. 1, 2018, p. 93-108. 🔗
  6. Santos, Jorge Luiz de Lima. A textura musical na delineação formal de Dérives 1 de Pierre Boulez. Revista Música. São Paulo: USP, 2018, v. 18, n. 1, p. 102-122.
  7. Santos, Jorge Luiz de Lima (2016). Ciclo Hápticos para Quinteto de Sopros. Partitura e Memorial. Revista Vórtex, Curitiba, v.4, n.1, p.1-53, 2016.
  8. Santos, Jorge; Almada, Carlos; Gentil-Nunes, Pauxy (2015). Sistema-Gr e Parsemat no planejamento e criação de Ciclo Hápticos para Quinteto de Sopros . DEBATES | UNIRIO, 2015, n. 15, p.82-103.

Conference Proceedings

  1. Kühn, Max; Usai, Claudia; Pascale, Rodrigo; Pitombeira, Liduino; Gentil-Nunes, Pauxy. Utilização do aplicativo de operações lineares Oplin como ferramenta de modelagem sistêmica. II Congresso Nacional de Música e Matemática. Anais… Rio de Janeiro: PPGM-UFRJ, 2020 🔗
  2. Gentil-Nunes, Pauxy, e Ramos, Bernardo (2018). Complexos Particionais. II Congresso Nacional de Música e Matemática da UFRJ. Anais… Rio de Janeiro: PPGM-UFRJ, 2018. 🔗
  3. Moreira, Daniel. Textural Contour: A Proposal for Textural Hierarchy Through the Ranking of Partitions lexset. In: The Musical-Mathematical Mind: Patterns and Transformations. Pareyon G., Pina-Romero S., Agustín-Aquino O., Lluis-Puebla E. (eds.). Cham: Springer Verlag, 2017, pp. 199-206.
  4. Moreira, Daniel. Variação progressiva textural: planejamento composicional da obra Sagração de um Fauno na Primavera. I Congresso Nacional de Música e Matemática. Proceedings… Rio de Janeiro: MusMat, 2017. 🔗
  5. Gentil-Nunes, Pauxy & Ramos, Bernardo (2017). Complexos particionais. I Congresso Nacional de Música e Matemática. Proceedings… Rio de Janeiro: MusMat, 2017. 🔗
  6. Pitombeira, Liduino. Modelagem sistêmica como metodologia pré-composicional. XXVII Congresso da ANPPOM. Proceedings… Campinas: UNICAMP, 2017.
  7. Moreira, Daniel. Contornos particionais: aplicações metodológicas na Introdução da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky. XII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. Proceedings… Rio de Janeiro: PPGM-UFRJ, 2016. 🔗
  8. Moreira, Daniel. Contornos musicais e textura: perspectivas para análise e composição. IV SIMPOM. Proceedings… Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016. 🔗
  9. Ramos, Bernardo. A função bicordeharm e as possibilidades texturais do violão/guitarra. XIV Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. Anais… Rio de Janeiro: UFRJ, 2016.
  10. Gentil-Nunes, Pauxy. Formalização do espaço textural melódico em instrumentos monofônicos. XXVI Congresso da ANPPOM. Proceedings… Belo Horizonte: UFMG, 2016. 🔗
  11. Moreira, Daniel; Gentil-Nunes, Pauxy. Planejamento composicional no domínio da textura a partir da expansão dos espaços musicais. XXVI Congresso da ANPPOM. Proceedings… Belo Horizonte: UFMG, 2016. 🔗
  12. Codeço, André (2015). Movimento de derivação gestual textural no I movimento de Codex Troano. XXV Congresso da ANPPOM. Proceedings… Vitória: UFES.
  13. Fortes, Rafael. Particionamento de unidades poiéticas. XXV Congresso da ANPPOM. Anais… Vitória: UFES, 2015. 🔗
  14. Moreira, Daniel e Gentil-Nunes, Pauxy (2015). Ornamental functions in textural domain from the proposal for a textural contour. XXV Congresso da ANPPOM. Proceedings… Vitória: UFES, 2015. 🔗
  15. Moreira, Daniel, Gentil-Nunes, Pauxy e Almada, Carlos. Três abordagens analíticas da melodia de Melopéias n. 3/I para flauta solo de Guerra-Peixe. XXV Congresso da ANPPOM. Anais… Vitória: UFES, 2015
  16. Ramos, Bernardo (2015). Investigações sobre a textura no violão brasileiro contemporâneo. Resumo. I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade. Proceedings… Porto Alegre: UFRGS, 2015. 🔗
  17. Rocha, Filipe. Projeto Jongo em Concerto: dualidade rítmica e notação. XXV Congresso da ANPPOM. Anais… Vitória: UFES, 2015.
  18. Ramos, Bernardo. A Análise Particional e o idiomatismo textural do violão. XIII Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. Anais… Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. 🔗
  19. Codeço, André (2014). Movimento de derivação gestual textural a partir de dados da Análise Particional [Model Of Gestural Textural Derivation From Partitional Analysis]. XXIV Congresso da ANPPOM. Proceedings… São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  20. Codeço, André e Gentil-Nunes, Pauxy (2014).  Codex Troano: análise particional e principais gestos composicionais [Codex Troano: Patitional Analisys and Principal Compositional Gestures]. XXIV Congresso da ANPPOM. Proceedings… São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  21. Fortes, R. Trama de Sonoridades: proposta de aplicação do conceito de “unidade sonora composta” à análise particional. In: Sampaio (org.). I Congresso da Associação Nacional de Teoria e Análise Musical (TeMA). Anais… Salvador: UFBA, 2014.
  22. Gentil-Nunes, Pauxy (2014). Textura melódica e implementação computacional do Particionamento Linear [Melodic texture and the computational implementation of Linear Partitioning]. XXIV Congresso da ANPPOM. Proceedings…  São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  23. Monteiro, Fabio (2014). A relação entre imagem e textura no Prélude à l’Après-midi D’un Faune a partir do texto do poema homônimo de Stéphane Mallarmé [Relationship between image and texture in the Prélude à L’Après-midi d’un Faune from the text of the Stéphane Mallarmé’s homonymous poem.]. XXIV Congresso da ANPPOM. Anais… São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  24. Moreira, Daniel e Gentil-Nunes, Pauxy (2014). Contornos musicais e os operadores particionais: uma ferramenta computacional para o planejamento textural [Musical Contour and the Partitional Operators: A Computational Tool for Textural Design]. XXIV Congresso da ANPPOM. Proceedings… São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  25. Moreira, Daniel. Contour Analyzer: ferramenta computacional para a análise de contornos musicais. In: Sampaio (org.). I Congresso da Associação Nacional de Teoria e Análise Musical (TeMA). Anais… Salvador: UFBA, 2014
  26. Santos, Jorge (2014). A textura musical na obra de Pierre Boulez [Musical Texture on the work of Pierre Boulez]. XXIV Congresso da ANPPOM. Proceedings…  São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  27. Gentil-Nunes, Pauxy. Particionamento rítmico e domínios harmônicos em Le Marteau sans Maître — avant “l’artisanat furieux”. XXIII Congresso da ANPPOM. Proceedings… Natal: UFRN, 2013. 🔗
  28. Moreira, Daniel, Gentil-Nunes, P. & Almada, Carlos (2013). Contornos musicais: aplicações no indexograma e na curva derivativa. [Musical contours: applications in indexogram and in the derivative curve]. XXIII Congresso da ANPPOM. Proceedings… Natal: UFRN, 2013. 🔗
  29. Gentil-Nunes, Pauxy. Particionamento linear: organização e tipologia das estruturas melódicas. XXII Congresso da ANPPOM. Proceedings… João Pessoa: UFPB, 2012. 🔗
  30. Santos, Jorge. Textura Musical: esboço para uma revisão bibliográfica. II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Anais… Rio de Janeiro: UNIRIO, v. 1, p. 1024-1033, 2012. 🔗
  31. Gentil-Nunes, Pauxy. Particiograma e indexograma: topologia e dinâmica das progressões particionais. XXI Congresso da ANPPOM. Proceedings… Uberlândia: UFU, 2011. 🔗
  32. Gentil-Nunes, Pauxy. Análise particional: uma mediação entre composição musical e a teoria das partições. In Nogueira, Marcos (ed.). IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Proceedings… Rio de Janeiro: UFRJ, 2010a. 🔗
  33. Gentil-Nunes, Pauxy. PARSEMAT: uma ferramenta para a análise particional. In Nogueira, Marcos (ed.). IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Proceedings… Rio de Janeiro: UFRJ, 2010b. 🔗
  34. Gentil-Nunes, Pauxy. Partições e música: uma pequena resenha. XV Congresso da ANPPOM. Proceedings… Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. 🔗
  35. Gentil-Nunes, Pauxy e Carvalho, Alexandre. Densidade e linearidade na configuração de texturas musicais. V Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. Proceedings… Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. 🔗