O aplicativo OutOfTime foi elaborado para ilustrar parte da disciplina Música Formalizada, realizada no PPGM-UFRJ durante o período 2020-1.
O aplicativo faz uma leitura de arquivos MIDI a partir do gráfico HGU proposto por Xenakis no capítulo VI do livro Formalized Music. As coordenadas são a altura (H) x intensidade (G) x duração (U). Esses parâmetros são apresentados fora do tempo, ou seja, eles têm uma relação apenas potencial com o resultado final.
OutOfTime é renderizado para o sistema Windows. Não é um programa profissional, então é esperado algum tipo de bug ou funcionamento imprevisível, principalmente na conexão do aplicativo com o programa de partituras do sistema de cada usuário.
Para instalar, é preciso baixar e rodar o arquivo OutOfTime Installer (link).
Na pasta, há duas subpastas:
- Arquivo de instalação, com o instalador, para uma experiência mais simples (recomendado);
- Arquivos para download (opcional), com o programa em versão standalone, para o qual é necessário ler o readme e fazer a preparação da máquina virtual manualmente.
Elementos da Interface

Painéis
- Read – lê e toca um arquivo MIDI externo.
- LOADMIDI – clique para selecionar e carregar o arquivo. O gráfico HGU se apresenta automaticamente.
- Playmidi – clique para abrir o arquivo. É necessário que haja um programa selecionado no sistema como default para arquivos MIDI. Pode ser um player genérico, um DAW ou um editor de partituras (recomendo o Musescore). Caso uma estrutura HGU tenha sido produzida, será ela a ser tocada.
- Gen – gera e toca um arquivo HGU aleatório.
- RANDHGU – gera um arquivo HGU aleatório, baseado nas variáveis definidas no painel Var. O gráfico HGU se apresenta automaticamente.
- Shuffle T – Produz uma sequência aleatória de pontos de tempo (T), que se acopla aos parâmetros HGU para produzir uma estrutura temporal. A cada clique, uma nova sequência T é produzida e aberta no programa externo. Caso um arquivo MIDI externo tenha sido carregado, os seus pontos de tempo serão embaralhados aleatoriamente.
- Var – variáveis de inicialização ou transformação da estrutura HGU.
- nnotes – número de notas produzidas pelo botão RANDHGU. O default é 20, mas pode ser modificado a qualquer momento para produzir resultados diversos.
- dur – duração total do arquivo. O default são 10 tempos, mas pode ser modificado para resultados mais densos ou esparsos. Em combinação com nnotes, as texturas e distribuições do resultado podem ser moduladas.
- Ops – operações de inversão (aridade 2)
- invpitch – promove a inversão de alturas (eixo H)
- invdyn – promove a inversão de intensidades (eixo G)
- invdur – promove a inversão de durações (eixo U)
Gráficos HGU

A interface do gráfico inclui uma série de ferramentas da interface Matlab que permitem salvar, exportar, alterar, visualizar de várias formas diferentes (zoom, rotação) e anotar as figuras resultantes.
As medidas usadas para cada eixo são:
- Alturas – protocolo MIDI, de 0 a 96 (inteiros, escala cromática 12EDO).
- Intensidade – protocolo MIDI, 0 a 127.
- Duração – foi estipulado uma extensão de 0 a 3 tempos, apenas para fins de ilustração (no futuro, poderá ser inserida uma opção para alterar essa faixa).
Para referenciar
Use a seguinte entrada:
GENTIL-NUNES, Pauxy. OutOfTime. Programa de computador sem registro. Rio de Janeiro: PPGM-UFRJ, 2020. Disponível em https://pauxy.net/outoftime-applet/. Acesso em [inserir data].