O aplicativo HERMA Applet v 0.1 foi elaborado para ilustrar parte da disciplina Música Formalizada, realizada no PPGM-UFRJ durante o período 2020-1.
O aplicativo gera, a partir das instruções e mapas fornecidos por Iannis Xenakis, no capítulo VI (Symbolic Music) do seu livro Formalized Music, renderizações de possíveis versões da peça Herma, para piano solo, que variam de acordo com sorteios randômicos de três conjuntos (A, B e C), de suas durações, pontos de ataque e dinâmica.
Herma Applet tem versões para Windows e Mac OS. Para visualizar os arquivos MIDI, é preciso vincular o tipo de arquivo (.mid) com algum programa de preferência (DAW, editor de partituras, plataforma de programação).
Instalação
Herma Applet Installer (Windows and Mac OS versions)
(Baixar e rodar o arquivo de instalação correspondente ao seu sistema)
Elementos da Interface

A interface de Herma é iniciada com os parâmetros da peça real (composta por Xenakis) carregados. As duas tabelas são chamadas aqui de hermadata e notematrix.
Isso não significa que o programa irá renderizar Herma em uma versão idêntica à da partitura, mas apenas que o arquivo renderizado terá uma forma global similar à expressa no mapa da página 177 do livro FM – a duração de suas seções, sua densidade rítmica, a combinação de seus conjuntos. Os conjuntos, assim como as durações e pontos de ataque das notas serão renderizados do zero, com alturas e cardinalidades aleatórias.
O usuário pode editar as tabelas livremente, para experimentar a renderização com outros parâmetros.
Botões
- Reset – retorna as tabelas para o default – dados iniciais, referentes ao mapa da página 177, relativo à peça de Xenakis.
- New MIDI – o programa gera um MIDI a partir dos dados inscritos nas tabelas hermadata e note matrix. A cada vez que o botão for apertado, uma nova versão será gerada, sempre seguindo as restrições definidas pelas tabelas. O arquivo renderizado será aberto automaticamente pelo programa definido no sistema para edição ou apresentação de arquivos Midi.
- Save – salva o arquivo hermadata como arquivo *.mat, para aproveitamento posterior.
- Load – carrega arquivos *.mat salvados anteriormente pelo programa.
Tabela
- Hermadata – cada linha corresponde a um módulo no mapa da página 177. As colunas definem seis categorias de dados, respectivamente:
- Índice correspondente à seção da peça. Aqui, pressupõe-se a divisão da peça em quatro grandes seções – 1. Introdução com R; 2. Apresentação dos conjuntos A, B, C e seus complementos; 3. Operações convergindo para ~A~BC, que corresponde ao campo 4 de alturas; 4. Operações convergindo para F, grupo final.
- Índice correspondente à combinação de campos de altura. Cada um dos índices corresponde também aos gráficos de Venn expostos nas páginas 174, 176 e 177 do livro Formalized Music, de Iannis Xenakis (Figura 1 e 2). A lista foi numerada segundo a ordem de entrada na peça.
- Dinâmicas, considerando a seguinte convenção: pp=20; f=80; ff=100; fff = 120.
- Duração do módulo em segundos. Essa medida foi retirada do mapa proporcional, apresentado na página 177.
- Ponto de tempo de início do módulo, em segundos.
- Densidade rítmica média das notas, em valores por segundo.
- Note Matrix – cada linha corresponde a uma nota, seguindo o modelo da MIDI Toolbox, de Eerola e Toivianien, que conta com sete colunas:
- Ponto de tempo do ataque (note on);
- Duração da nota em beats.
- Canal (como a peça é para piano solo, só há um canal).
- Alturas MIDI.
- Dinâmicas (ver item 3 de Hermadata).
- Pontos de tempo em segundos.
- Duração das notas em segundos.

- 12345678
- 2578
- 1346
- 3568
- 1247
- 4678
- 1235
- 58
- 68
- 1458
- 8
- 4
- 12
- 13
- 2367
- 2
- 23
- 3
- 2348
