Partitional Analysis Conference Proceedings

[Partitional Analysis Publications]

2021

  1. Gomes, Pedro Faria. Aplicação composicional de conceitos de Análise Particional: compondo com linvectors. XXXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais… João Pessoa: UFPB, 2021. [LINK]

2020

  1. Kühn, Max; Usai, Claudia; Pascale, Rodrigo; Pitombeira, Liduino; Gentil-Nunes, Pauxy. Utilização do aplicativo de operações lineares Oplin como ferramenta de modelagem sistêmica. II Congresso Nacional de Música e Matemática. Anais… Rio de Janeiro: PPGM-UFRJ, 2020. [LINK]
  2. Santana, Charles de Paiva; Guigue, Didier. A Computer Model for the Analysis of Diversity and Coordination in Orchestration. EVA London 2020. Proceedings… ScienceOpen.com, July 2020. [LINK]

2018

  1. Didier Guigue, Charles de Paiva Santana, The Structural Function of Musical Texture : Towards a Computer-assisted Analysis of Orchestration, Journées d’Informatique Musicale (JIM 2018). Actes… Amiens, France, ed. L. Bigo, M. Giraud, R. Groult, F. Levé, pp. 97–103, 2018. CC BY-SA 4.0. [LINK]
  2. Gentil-Nunes, Pauxy, e Ramos, Bernardo (2018). Complexos Particionais. II Congresso Nacional de Música e Matemática da UFRJ. Anais… Rio de Janeiro: PPGM-UFRJ, 2018. [LINK]

2017

  1. Moreira, Daniel. Variação progressiva textural: planejamento composicional da obra Sagração de um Fauno na Primavera. I Congresso Nacional de Música e Matemática. Proceedings… Rio de Janeiro: MusMat, 2017. 🔗
  2. Gentil-Nunes, Pauxy & Ramos, Bernardo (2017). Complexos particionais. I Congresso Nacional de Música e Matemática. Proceedings… Rio de Janeiro: MusMat, 2017. 🔗
  3. Pitombeira, Liduino. Modelagem sistêmica como metodologia pré-composicional. XXVII Congresso da ANPPOM. Proceedings… Campinas: UNICAMP, 2017.
  4. Cabral, Thiago. Entropia e Textura Rítmica na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal. XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Anais… Belo Horizonte: UFMG, 2017.

2016

  1. Moreira, Daniel. Contornos particionais: aplicações metodológicas na Introdução da Sagração da Primavera de Igor Stravinsky. XII Colóquio de Pesquisa do PPGM-UFRJ. Proceedings… Rio de Janeiro: PPGM-UFRJ, 2016. 🔗
  2. Moreira, Daniel. Contornos musicais e textura: perspectivas para análise e composição. IV SIMPOM. Proceedings… Rio de Janeiro: UNIRIO, 2016. 🔗
  3. Ramos, Bernardo. A função bicordeharm e as possibilidades texturais do violão/guitarra. XIV Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. Anais… Rio de Janeiro: UFRJ, 2016.
  4. Gentil-Nunes, Pauxy. Formalização do espaço textural melódico em instrumentos monofônicos. XXVI Congresso da ANPPOM. Proceedings… Belo Horizonte: UFMG, 2016. 🔗
  5. Moreira, Daniel; Gentil-Nunes, Pauxy. Planejamento composicional no domínio da textura a partir da expansão dos espaços musicais. XXVI Congresso da ANPPOM. Proceedings… Belo Horizonte: UFMG, 2016. 🔗

2015

  1. Codeço, André. Movimento de derivação gestual textural no I movimento de Codex Troano. XXV Congresso da ANPPOM. Proceedings… Vitória: UFES, 2015.
  2. Fortes, Rafael. Particionamento de unidades poiéticas. XXV Congresso da ANPPOM. Anais… Vitória: UFES, 2015. 🔗
  3. Moreira, Daniel e Gentil-Nunes, Pauxy (2015). Ornamental functions in textural domain from the proposal for a textural contour. XXV Congresso da ANPPOM. Proceedings… Vitória: UFES, 2015. 🔗
  4. Moreira, Daniel, Gentil-Nunes, Pauxy e Almada, Carlos. Três abordagens analíticas da melodia de Melopéias n. 3/I para flauta solo de Guerra-Peixe. XXV Congresso da ANPPOM. Anais… Vitória: UFES, 2015
  5. Ramos, Bernardo (2015). Investigações sobre a textura no violão brasileiro contemporâneo. Resumo. I Encontro Brasileiro de Música Popular na Universidade. Proceedings… Porto Alegre: UFRGS, 2015. 🔗
  6. Rocha, Filipe. Projeto Jongo em Concerto: dualidade rítmica e notação. XXV Congresso da ANPPOM. Anais… Vitória: UFES, 2015.

2014

  1. Santos, J.L.L. Processos Composicionais em Pierre Boulez. 38º Festival Internacional de Música Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça, Goiânia, 27 out – 1 nov 2014. Caderno de Resumos ISSN 2318-4655 [LINK]
  2. Ramos, Bernardo. A Análise Particional e o idiomatismo textural do violão. XIII Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. Anais… Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. 🔗
  3. Codeço, André (2014). Movimento de derivação gestual textural a partir de dados da Análise Particional [Model Of Gestural Textural Derivation From Partitional Analysis]. XXIV Congresso da ANPPOM. Proceedings… São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  4. Codeço, André e Gentil-Nunes, Pauxy (2014).  Codex Troano: análise particional e principais gestos composicionais [Codex Troano: Patitional Analisys and Principal Compositional Gestures]. XXIV Congresso da ANPPOM. Proceedings… São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  5. Fortes, R. Trama de Sonoridades: proposta de aplicação do conceito de “unidade sonora composta” à análise particional. In: Sampaio (org.). I Congresso da Associação Nacional de Teoria e Análise Musical (TeMA). Anais… Salvador: UFBA, 2014.
  6. Gentil-Nunes, Pauxy (2014). Textura melódica e implementação computacional do Particionamento Linear [Melodic texture and the computational implementation of Linear Partitioning]. XXIV Congresso da ANPPOM. Proceedings…  São Paulo: UNESP, 2014. [Link]
  7. Monteiro, Fabio (2014). A relação entre imagem e textura no Prélude à l’Après-midi D’un Faune a partir do texto do poema homônimo de Stéphane Mallarmé [Relationship between image and texture in the Prélude à L’Après-midi d’un Faune from the text of the Stéphane Mallarmé’s homonymous poem.]. XXIV Congresso da ANPPOM. Anais… São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  8. Moreira, Daniel e Gentil-Nunes, Pauxy (2014). Contornos musicais e os operadores particionais: uma ferramenta computacional para o planejamento textural [Musical Contour and the Partitional Operators: A Computational Tool for Textural Design]. XXIV Congresso da ANPPOM. Proceedings… São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  9. Moreira, Daniel. Contour Analyzer: ferramenta computacional para a análise de contornos musicais. In: Sampaio (org.). I Congresso da Associação Nacional de Teoria e Análise Musical (TeMA). Anais… Salvador: UFBA, 2014
  10. Santos, Jorge (2014). A textura musical na obra de Pierre Boulez [Musical Texture on the work of Pierre Boulez]. XXIV Congresso da ANPPOM. Proceedings…  São Paulo: UNESP, 2014. 🔗
  11. Santos, Jorge. Aspectos texturais da Sonatine pour flûte et piano de Pierre Boulez. III Simpósio Brasileiro de Pós-graduandos em Música. Proceedings… Rio de Janeiro: Unirio, 2014. [PDF]

2013

  1. Gentil-Nunes, Pauxy. Particionamento rítmico e domínios harmônicos em Le Marteau sans Maître — avant “l’artisanat furieux”. XXIII Congresso da ANPPOM. Proceedings… Natal: UFRN, 2013. 🔗
  2. Moreira, Daniel, Gentil-Nunes, P. & Almada, Carlos (2013). Contornos musicais: aplicações no indexograma e na curva derivativa. [Musical contours: applications in indexogram and in the derivative curve]. XXIII Congresso da ANPPOM. Proceedings… Natal: UFRN, 2013. 🔗

2012

  1. Gentil-Nunes, Pauxy. Particionamento linear: organização e tipologia das estruturas melódicas. XXII Congresso da ANPPOM. Proceedings… João Pessoa: UFPB, 2012. 🔗
  2. Santos, Jorge. Textura Musical: esboço para uma revisão bibliográfica. II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música. Anais… Rio de Janeiro: UNIRIO, v. 1, p. 1024-1033, 2012. 🔗

2011

  1. Gentil-Nunes, Pauxy. Particiograma e indexograma: topologia e dinâmica das progressões particionais. XXI Congresso da ANPPOM. Proceedings… Uberlândia: UFU, 2011. 🔗

2010

  1. Gentil-Nunes, Pauxy. Análise particional: uma mediação entre composição musical e a teoria das partições. In Nogueira, Marcos (ed.). IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Proceedings… Rio de Janeiro: UFRJ, 2010a. 🔗
  2. Gentil-Nunes, Pauxy. PARSEMAT: uma ferramenta para a análise particional. In Nogueira, Marcos (ed.). IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. Proceedings… Rio de Janeiro: UFRJ, 2010b. 🔗

2005

  1. Gentil-Nunes, Pauxy. Partições e música: uma pequena resenha. XV Congresso da ANPPOM. Proceedings… Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. 🔗

2003

  1. Gentil-Nunes, Pauxy e Carvalho, Alexandre. Densidade e linearidade na configuração de texturas musicais. V Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ. Proceedings… Rio de Janeiro: UFRJ, 2003. 🔗